quinta-feira, 6 de maio de 2010

COSANPA - MARABÁ



Daqui a quarenta dias, a cidade de Marabá, região de Carajás, vai contar com novo sistema de abastecimento de água com probabilidade de aumento em 30% no volume de fornecimento. Segundo o diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Eduardo Ribeiro, que esteve na manhã desta quinta-feira (29) no município, até o final de 2011, a meta é alcançar uma cobertura de fornecimento na faixa de 80%. Os recursos, avaliados em R$ 160 milhões, que inclui obras de esgotamento sanitário, já foram negociados pela governadora Ana Júlia Carepa junto ao governo federal.
A previsão de entrega do novo sistema de ampliação e abastecimento de água é o mês de junho. Antes disso, todo o sistema estará em fase de interligações e testes operacionais, o que vai ocasionar várias interrupções no fornecimento do produto na cidade. "Queremos até pedir desculpas e paciência aos moradores de Marabá, mas, quando a obra ficar pronta, todos vão sentir a nova realidade da Cosanpa com água de qualidade e melhoria na qualidade de vida dos moradores", disse Ribeiro.
O novo sistema de distribuição de água de Marabá substitui equipamentos velhos e sucateados. Na Estação de Tratamento de Água (ETA) foram construídas uma nova unidade de desinfecção (ou tanque de contato) para tratamento bacteriológico; uma unidade de floculação e uma decantação, onde será processado o tratamento físico-químico da água, como a remoção da turbidês e melhoria da cor. Há ainda uma casa de bombas e uma subestação elétrica já com capacidade para atender a rede atual e a nova, que será construída na segunda fase do projeto.
Ainda no projeto de ampliação do sistema de abastecimento consta aumento da capacidade do reservatório da Folha 29, de 2 mil metros cúbicos para 5 mil metros cúbicos de água, além da construção de um segundo reservatório com capacidade de armazenamento em três mil metros cúbicos de água e mais uma subestação elétrica de manutenção do sistema. Com isso, a Cosanpa mantém o núcleo da Cidade Nova com cobertura normalizada.
Quanto aos pontos da cidade que ainda não contam com o fornecimento, como os bairros de São Félix e Morada Nova, erguidos ao longo da rodovia PA-150 (trecho de acesso à cidade), o presidente Eduardo Ribeiro disse que a Cosanpa, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), entre outros órgãos, está participando da elaboração do novo plano diretor de água e esgoto para Marabá, destacando a preocupação com a taxa de crescimento populacional acima da média brasileira com algo em torno de 4% ao ano. Além disso, havia 15 anos que o município não recebia investimento no setor de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
"Esse déficit é histórico e vem desde a quebra do Banco Nacional de Habitação (BNH) na década de 70, piorando com a falta de legislação e uma fonte segura de investimentos para o setor", explicou. "Mas agora com a Caixa Econômica Federal foram retomados os recursos e nós estamos trabalhando para resgatar essa dívida social, principalmente com a cidade de Marabá, que hoje é o município com maior volume de investimentos em todo o Estado do Pará", completou.
De início, ainda segundo o presidente, esses novos bairros de Marabá deverão ser atendidos com sistemas independentes, já que o indicativo do plano diretor é para ocupações em torno do rio Itacaiúnas. Quanto ao calendário das interrupções, o presidente informou que os mesmos devem continuar até a segunda semana de maio. Em seguida, o sistema entra em fase final de testes e ajustes. A previsão de inauguração é junho deste ano.
A partir da operacionalização do novo sistema, a Cosanpa deverá ampliar de 18 mil para 24 mil ligações oficiais na Nova Marabá e Cidade Nova, além de promover a instalação de 30 mil hidrômetros como forma de combater o desperdício e as ligações clandestinas, que, segundo estimativas da companhia, chegam a cinco mil em toda a cidade.
A Cosanpa também quer evitar novos prejuízos com a construção de casas sobre a rede de distribuição de água. "Perdemos R$ 3 milhões na retirada dessa rede", disse o presidente, que conversou e mostrou a nova Estação de Tratamento aos jornalistas de Marabá. A visita dele foi acompanhada pelos diretores Haroldo Teixeira de Araújo, da área de Expansão e Tecnologia, e Haroldo Martins, da área de Operações da Cosanpa.
Selma Amaral - Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário